sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO FEITA DE: WARUN? POR QUE? POR QUÊ?

Solicitamos a nossa amiga Marilena Albieri Juliano que postasse algo de sua experiência como excelente professora de música, onde pudemos assitir de perto toda sua garra e desempenho para fazer O melhor. Alem do piano, tambem na pintura ela mostra toda sua capacidade de lidar com a arte, a criatividade e a garra pelos objetivos: o melhor, o dedicado, aquele que cresce e faz crescer.
E o que ela nos enviou tem tudo a ver com o que queremos para cada educador, pai, mãe, professor, profissional da área ou curioso, simplesmente.

Há 20 anos trabalho dando aulas de piano e teclado. Li muito a respeito da música, suas possibilidades de transformar o ser humano e como dizia Platão (428ac), sua capacidade de desenvolver o raciocínio lógico, a concentração, a sociabiliade, o ouvir, a análise, a lateralidade, a memorização, a paciência...

Durante alguns anos fiz aulas de harmonia funcional, análise e estética com o professor, maestro e flautista Hans-Joachin Koellreutter, um professor alemão que era acima de tudo um pensador, que tinha como máxima:

POR QUE?

Para ser seu aluno dizia ele, tem que acordar todos os dias e se perguntar POR QUE? A partir disso, dizia, não acredite em nada que leu, nada que seu professor falou, sem antes investigar todas as possibilidades.
Isso passou a ser um paradigma para mim .
Koellreutter nos obriga a dirigir o olhar em várias direções, de uma maneira inquietante, instigante, provocante, livre de preconceitos. Ele nos sugere uma proposta de educação estética relativista e crítica onde “valor” é um elemento relativo. Transcrevo a seguir um trecho de uma palestra dada por ele sobre objetivos de estudo musicais na escola moderna como educação para a seleção e para o senso de sociologia, etnologia e antropologia:

“Um tipo de ensino musical que serve de complemento ao tradicional e leva o aluno a dúvidas, a suposições e hipóteses, ao conhecimento especulativo, à pesquisa e à investigação. Um ensino que indica caminhos para a invenção e criação de novas idéias, novos conceitos e novos princípios de ordem; que treina o ouvido como exercício de ler e ouvir, produzir, distinguir e definir qualquer fenômeno sonoro, incluindo o ruído e o som artificial; que faz o aluno improvisar sem determinação do material a ser usado; que ensina o aluno a relacionar as obras primas do passado com as do presente e com o desenvolvimento da sociedade...”

Koellreutter não chega propriamente a romper com os modelos tradicionais de educação musical, como formadora de personalidade e geradora de cultura, no entanto tem uma posição crítica quando faz a pergunta: Por que ?

Marilena A. Juliano

Hans-Joachim Koellreutter (Freiburg, 2 de setembro de 1915 – São Paulo, 13 de setembro de 2005) foi um compositor, professor e musicólogo alemão. Mudou-se para o Brasil em 1937 e tornou-se um dos nomes mais influentes na vida musical no País

Nenhum comentário:

Postar um comentário