terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DESAFIOS COMBINADOS EM ÁREAS DE ESTUDOS - 1


Podemos iniciar ou encerrar esta momento com uma atividade artística deliciosa e muito fácil. SAQUINHO DE BATATINHAS
São necessárias 1 folha de papel espelho vermelha (ideal 15 cm de lado) para o saquinho e 2 folhas de papel espelho amarelo (ideal 15 cm de lado) cortadas em 4 para render 8 batatinhas, ou 8 folhas amarelas de 7,5 cm de lado.
O modelo do saquinho de batata é utilizado tambem como copinho de água.
Agora, ao desafio.
O desafio que apresentamos agora pode ser colocado em caderno de estudos dando-se um tempo para que aluno interessado desenvolva todas as questões. mas tambem pode ser dada numa aula diferente de síntese de aprendizagens num final de quinzena, de mês e mesmo num momento para estimular alunos.

Este material já foi utilizado numa Pastoral de Menor, para incentivo  e estímulo de aprendizagem, já que são divertidas. Podem e devem ser adaptadas, mas não têm contra-indicação para serem utilizadas por alunos bem mais adiantados que da 4a. serie. O ideal é que muitas programações de materias pudessem ter este cunho de interatividades.
Novamente utilizamos um probemas do livro POBREMAS III de Pat Gwinner - Editora Vozes. Não encontramos mais estes livros (4 livrinhos) nem em sebos para venda.

PROBLEMA GERADOR DE ESTUDOS
Leonardo é um leão míope. Ele enxerga um bife a trinta e cinco quilômetros com o olho direito e a sessenta e cinco quilômetros com o olho esquerdo. De óculos Léo enxerga o dobro do que sem óculos; de binóculo enxerga o triplo do que enxerga de óculos. Se tiver batata frita, a sua visão aumenta dois quilômetros em cada vista. A quantos quilômetros enxerga um bife com fritas de binóculo?
É importante que se desenvolva cada passo do problema para sua compreensão, não só da matemática que é desafiadora como tambem o que significam objetos e situações presentes na questão. Nesse problema é necessario que se saiba:
1- Rever desafiando o sistema métrico. Entender o que é quilômetro e relacioná-lo a metros da forma em que se aprende o sistema métrico.

2- O que é óculos. O que é binóculo. O que é telescópio e para que servem. Se possível mostrar um binóculo e figuras de telescópio.

3- Um bife pode ser de quais tipos de carne. Quais os preços e quais as carnes mais nutritivas e saudáveis, dentro das possibilidades dos alunos. Verificar que os mais caros podem não ser os mais nutritivos. Porque um bife de fígado é importante e um bife de frango tambem. O Leonardo gosta de fritas portanto cabe falar de suas poucas vantagens nutritivas, mas fazem parte de grupo alimentício, qual seria. Reconhecer que mesmo que fritas tenha poucas vantagens elas são do universo das crianças e adolescentes.

4- Quem é o leão? Por que ele é o rei dos animais? Um leão livre na selva e um leão em cativeiro (zoológico, parques, circos) o que comem e quanto comem por dia. Qual o feminino de leão. Quais as características da leoa. Por que dizem que toda mãe é uma leoa? Pesquisar e acrescentar depois os dados. Qual é a história do REI LEÃO.

5- Há uma fábula interessante de um ratinho que ajuda um velho leão.
Se for desafio de caderno de estudos peça ao aluno que pesquise sobre a fábula. Se o momento for numa aula para todos contar a estória e ver o que concluem dos ensinamentos de uma fábula.
        RESOLVENDO O PROBLEMA
        Em sala de aula dê um tempo para que tentem individualmente antes da participação   de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário