segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BONS DESAFIOS PARA 1A. FASE E MAIS VELHOS COM ADAPTAÇÕES

Vamos falar da criação de desafios funcionais para estudos convocando-se a memória, a síntese, a organização e claro maior autoconfiança.
Abaixo dois exemplos de estudos realizados no caderno de estudos de garra de vencedor. O exemplo de 28 de novembro consistiu numa síntese "inventada" pelo aluno para seus estudos.



1- DESAFIOS até 10 anos e, claro, que para mais idade – CADERNO DE ESTUDANTE COM GARRA DE VENCEDOR
Há alguns anos atrás a Orientadora educacional de uma escola, inconformada em que seu trabalho fosse apenas tratar de ocorrências com alunos, mas via que sua participação deveria ser mais ampla e trabalhar via sala de aula, incentivando atitudes, foi à luta nesta questão. Alem de orientar professores sobre esquemas estratégicos, diminuir problemas de aprendizagens e/ou comportamentais individuais de alunos em trabalho conjunto família-escola e também atuar com grupos de classe optou por querer ver alunos mais participantes, independentes e investigativos. Foi assim criado o CADERNO COM GARRA DE VENCEDOR.
Neste caderno extra os alunos tinham direito de faze-lo como desejavam, mas com princípios constantes de organização e busca de assertividade ( se este é um termo muito adulto, podemos operacionalizá-lo em algo que busca afirmações com certeza, busca pelo certo e afrimação pessoal). Os alunos colavam adesivos, desenhavam, pintavam, ESTUDAVAM criavam o seu layout. Neste caderno eles podiam registrar estudos especiais e mais necessitados, estudos de coisas que queriam simplesmente saber o porquê mesmo que não ligadoa ao estudo das matérias, registrar uma tabela com notas ou conceitos bimestrais em cores para verificarem andamentos de melhorias e pontos a serem mais incentivados. Tudo isto com conhecimento do que faziam. Alem disto já ser um desafio havia também questões desafiantes que a orientadora colocava e eles deveriam responder e entregar semanalmente para ela. Eram corrigidos possíveis erros e se elogiava os acertos e mais ainda a busca por uma sabedoria maior. E... carimbavam-se garras (considerando-se algo de raça forte), pois aquele era um estudante com GARRA DE VENCEDOR. Nos desafios colocados havia problemas de matemática engraçados (alguns retirados dos livros POBREMAS de Patrícia Gwinner)nos textos com análise e estudos dirigidos de varios autores. Boa sugestão os livros de Lygia Bojunga que têm textos bons, que fazem pensar e até um  pequeno texto do livro AS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU, divertido e procurando causas para algumas consequencias. Outro livro que inspira atividades criativas, inteligentes é GRAMÁTICA DA FANTASIA de Gianni Rodari - (Summus Editorial). Há livros e autores mais novos no mercado e muito bons, mas estes citados em especial têm algo mais. Em breve citaremos bons livros para consulta na criação de atividades e exercícios diferentes e atraentes.
EXEMPLO DE UM PROBLEMA
Otávio é um sapo. Ele come vinte moscas por dia. Quando se disfarça come o dobro das moscas.Quando usa óculos espelhados ele consegue comer o quádruplo do que come disfarçado. Ele come disfarçado duas vezes por semana. Às sextas ele come com óculos espelhados. Aos domingos ele jejua. Quantas moscas Otávio come por semana. (POBREMAS de Pat Gwinner)
Aos professores, percebam que é um problemas que vai alem de raciocinio matemático. Requer prontidão de aprendizagem para o que não existem fórmulas, mas treinos e usos.


DESAFIO 2 – CADERNO DE REGISTRO – MEMORIA DE AULA
Quando há muitos anos atrás uma aluna de 11 anos começou a 1a. serie do ginásio (5a. serie), seu pai que profissionalemtne era uma homem ligado a profissão de finanças, mas que pessoalmente era um excelente estudioso de humanas, sugeriu que ela mantivesse um caderno onde – ao chegar em casa – registrava “de memória” o que tinha sido dada na matéria de cada aula com uma definição em apenas uma frase.
Pode-se facilitar num quadro com data e numero nome das aulas do dia e o estudante apenas escreve numa frase qual foi o assunto da aula daquele dia. Este tipo de atividade recuperou muitos alunos que passaram por consultas psicológicas, por acharem que tinham baixa memória ou dificuldade de aprendizagem. Havia apenas um enclausuramento de seus potenciais. Mas se percebe que é possível através de um esforço de memória criarem-se links mentais (para ser mais moderno), de atenção, concentração, síntese e claro aumento de autoconfiança.


DESAFIO 3 - PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS DIÁRIOS
Um registro válido é deixar planejado o que se vai estudar - um pouco por dia - e verificar se está ou não conseguindo isto. Quando se diz um pouco por dia significa que este pouco vai sempre agitando a memória e quando se tem uma avaliação pra valer o estudo fica muito mais fácil.
Há dois tipos de registro.
No primeiro oaluno pode montar um quadro cronograma mensal em que ele se programa para estudar pelo menos duas materias por dia - alem das lições e tarefas de casa - e uma determinada quantidade ou determinado conteudo. Neste cronograma para ficar mais agradável, pode colocar festas, passeios e outras coisas que devem fazer parte tambem de sua programação. O exemplo abaixo mostra um calendário mensal que pode ser feito à mão, mas com o manejo de computadores em idades até precoces, pode ser feito desta forma e enriquecido de qualquer jeito. Caso um professor ou orientador sita necessidade pode imprimir apenas o quadro calendáriodo mes e cada um faz seus preenchimentos. Não há cobranças deste tipo de atividade, mas se pode convidaar um aluno para analisar junto com ele o andamento de sua programação e necessidades de reforço ou até quem sabe, de mais lazer.

 A escola brasileira é das raras no mundo onde, em geral, o período escolar é curto e até muito curto. Então os horários para se completarem aprendizagens escolares são realizados em casa. Deve-se dar muita importancia a LIÇÕES DE CASA COM SENTIDO e estudos organizados e variados. É função tambem da escola orientar para formas de estudos diversos até que o estudante encontre seu proprio jeito de compreender, armanezar, atualizar e utilizar seus estudos. Estudar colorido, diagramado, desenhado, completado com observações etc. Em geral muitos estudam por questionários que não favorecem e até impedem um estudo concatenado e crítico do assunto. Há professores que dão como materia de estudo os questionários que podem levar à decoração e pouca reflexão. Portanto VARIANDO OS ESTUDOS DESAFIANTES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário